Setor calçadista lidera criação de vagas de emprego com carteira na indústria

Setor calçadista lidera criação de vagas de emprego com carteira na indústria

04/11/2021

Após sequência de quedas em parte do primeiro semestre, a indústria calçadista vive retomada no Rio Grande do Sul. Uma das frentes dessa recuperação ocorre no mercado de trabalho com carteira assinada. Em setembro, o segmento liderou a criação de vagas dentro da indústria de transformação no Estado, com abertura de 2.268 postos. De junho a setembro, foram mais de 5 mil, superando todo o saldo do primeiro semestre do ano, que alcançou 3,4 mil. Os dados são do Caged. 

Após acumular perda de 3 mil postos de março a maio, o segmento fechou o primeiro semestre com saldo positivo graças ao bom desempenho de janeiro e fevereiro. Desde junho, a indústria calçadista engrena saldo positivo na diferença entre contratações e demissões, e sem soluços. Especialistas e integrantes do setor citam a volta da circulação e o bom ambiente para exportações em razão do câmbio como fatores que explicam essa retomada.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, afirma que o segmento vive uma curva de recuperação com aumento do consumo interno e externo. 

— A busca pela normalidade da sociedade como um todo aumenta o consumo de calçados e, consequentemente, a geração de emprego e de produção. As aulas presenciais e os eventos sociais também influenciam nesse sentido — explica Ferreira.

Zero Hora