Atividade industrial no RS aquece com aumento na produção e no emprego

Atividade industrial no RS aquece com aumento na produção e no emprego

28/09/2021

Com os índices da pesquisa acima dos 50 pontos, a Sondagem Industrial de agosto, divulgada nesta segunda-feira (27) pela FIERGS mostra a indústria gaúcha aquecida, operando acima do normal, com aumentos significativos da produção e do emprego, bem como estoques ajustados. "O setor continua apresentando resultados positivos, mesmo que a produção ainda sofra com o alto preço e a escassez de insumos, o que deixa uma boa expectativa para os industriais gaúchos", afirma o presidente da Fiergs, Gilberto Petry.

A Sondagem Industrial varia de zero a 100 pontos, e valores acima de 50 demonstram crescimento na comparação com o mês anterior. O índice de produção, por exemplo, atingiu 56,3 pontos em agosto, o que denota alta ante julho, a quarta consecutiva. O emprego também cresceu, pelo 14º mês, e chegou a 54,6. Os resultados da produção e do emprego foram superiores às médias históricas para agosto, de 53,3 e 49,3 pontos, respectivamente.

Outro dado revelador da fase de aquecimento na indústria gaúcha é a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que chegou a 75%, dois pontos percentuais acima de julho. É o maior nível para o mês desde 2011 (78%) e 3,7 pontos percentuais acima da média histórica de agosto. Da mesma forma, o índice de UCI em relação à usual atingiu 52,2, confirmando, também na percepção dos empresários, a UCI acima do normal.

Jornal do Comércio