Produção de calçados deve crescer 12,2% em 2021, segundo a Abicalçados

Produção de calçados deve crescer 12,2% em 2021, segundo a Abicalçados

28/09/2021

A Abicalçados atualizou as projeções de crescimento do setor para 2021. Conforme os dados, a produção de calçados deve crescer 12,2% (na média), para 856,9 milhões de pares, quase 100 milhões de pares a mais do que em 2020. Mesmo com o incremento, o setor deve encerrar o ano 8% menor do que na pré-pandemia, em 2019. O crescimento de 2021 será impulsionado pelas exportações de calçados, que devem ter incremento de 25,5% (na média), alcançando 117,8 milhões de pares embarcados. 

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que existe uma melhora da dinâmica no mercado interno brasileiro, mas que o grande destaque está mesmo no cenário internacional, que responde por cerca de 14% das vendas das fabricantes brasileiras. "Muito do crescimento das exportações deve vir do incremento dos embarques para os Estados Unidos, histórico principal destino do calçado brasileiro e que cada vez mais vem buscando fornecedores fora da Ásia", avalia o executivo. Segundo os dados mais recentes divulgados pela entidade, entre janeiro e agosto, foram embarcados para os Estados Unidos 9,13 milhões de pares por US$ 133,44 milhões, incrementos de 55% em volume e de 40% em receita no comparativo com igual período do ano passado. 
Esses e dados referentes a 2022, quando serão abordados cenários de acordo com a volatilidade cambial, serão apresentados em evento digital realizado pela Abicalçados no próximo dia 6 de outubro, às 16 horas. O Análise de Cenários contará com apresentações da economista e coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, e do doutor em Economia e consultor setorial Marcos Lélis. As inscrições são gratuitas no link https://lp.abicalcados.com.br/analise-de-cenarios-2-edicao.

Comunicação da Abicalçados

<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->