Calçadistas reabrem postos de trabalho em Igrejinha

Calçadistas reabrem postos de trabalho em Igrejinha

24/09/2021

O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a melhora no consumo no Brasil têm provocado reflexos positivos na indústria calçadista. Em Igrejinha/RS, no Vale do Paranhana, as fábricas estão reabrindo postos de trabalho fechados ao longo da pandemia. As 38 empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), que durante a crise sanitária demitiram 1,3 mil trabalhadores, agora começaram a recontratar. Hoje, estes empreendimentos geram 3,1 mil empregos diretos.

De acordo com o Sindigrejinha, entre dezembro de 2019 e julho do ano passado, as empresas associadas tiveram em torno de 26% de demissões. Já, no período de julho de 2020 a junho deste ano, houve uma melhora nos empregos, com aumento de 5,77% nos postos de trabalho.

"A pronta reação do governo com as medidas para manutenção dos empregos nos ajudou muito. O Rio Grande do Sul foi um dos Estados do Brasil que mais tiveram inscrições no Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e isso foi fundamental, pois muitas empresas não aguentariam passar pela pandemia sem esse auxílio. Agora, é preciso que as empresas voltem a caminhar com as suas próprias pernas", aponta o presidente do Sindigrejinha, Erno Luis Feyh.

Jornal Exclusivo