Produção industrial avança 1,4% em maio, revela IBGE

Produção industrial avança 1,4% em maio, revela IBGE

05/07/2021

A produção industrial brasileira avançou 1,4% em maio na comparação com abril. O resultado positivo veio após três meses de baixas. O IBGE divulgou o resultado sexta-feira (2). Em relação a maio de 2020, houve alta de 24%. No quinto mês do ano passado, a indústria tentava se recuperar das primeiras perdas geradas pela pandemia.

Nesta sexta-feira, o IBGE também informou que a produção industrial acumulou alta de 4,9% em 12 meses até maio. Em 2021, o indicador registra avanço de 13,1%.

Analistas entendem que a retomada consistente das fábricas depende em grande parte da vacinação contra a Covid-19 no segundo semestre. A imunização é vista como peça necessária para permitir a operação segura de empresas.

 Outro alento vem da confiança de empresários, que deu sinais de melhora ao final do primeiro semestre. Em junho, o Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial) subiu em 29 dos 30 segmentos pesquisados pela CNI. Foi o segundo mês consecutivo de avanço disseminado nas fábricas. "A consolidação de uma confiança mais alta, disseminada por toda a indústria, aponta para um segundo semestre positivo. Empresários confiantes tendem a produzir, contratar e investir mais", disse o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo. 

Folha Press