Calçadistas elegem mercados-alvo do Brazilian Footwear 2022-2023

Calçadistas elegem mercados-alvo do Brazilian Footwear 2022-2023

25/06/2021

Dando inicio ao processo de renovação, o Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil, elegeu seus mercados-alvo para o próximo convênio, do biênio 2022/2023. Com a discussão, ficaram definidos como mercados-alvo os Estados Unidos, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, França e Coreia do Sul - este último o único da lista que será mercado-alvo dos calçadistas pela primeira vez. "Como é a primeira vez deste mercado, será realizado um estudo antes do início das ações do Brazilian Footwear", explica a gestora do Brazilian Footwear na Apex-Brasil, Mariele Lais Christ. Novidade do Programa, dois países foram elencados como mercados secundários, que serão objetos de observação ao longo do convênio. Rússia e Arábia Saudita ficarão em análise para mapeamento de oportunidades. 

Segundo Mariele, todos os selecionados são potenciais e apontam para uma democratização relevante, já que contemplam interesses de empresas de todos os portes e das mais diferentes maturidades exportadoras. "Empresas que estão iniciando no processo de internacionalização são contempladas com ações em mercados menos desafiadores, como o latino-americano, em especial pelas similaridades culturais. Já empresas mais maduras buscam países mais desafiadores, caso dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Coreia do Sul", exemplifica, ressaltando que o objetivo do convênio é desbravar mercados potenciais e também manter e ampliar a presença nos cativos. "Outro fator relevante é a pulverização dos países-alvo, abrangendo todos os continentes e tendo impactos residuais em mais países importantes para o nosso calçado", acrescenta. 

Comunicação da Abicalçados