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Varejo calçadista nos EUA: ainda há muita incerteza

As vendas totais no varejo na economia dos EUA caíram em janeiro, com as vendas no varejo de vestuário e calçado apresentando quedas mais drásticas (- 52%) em relação ao mês anterior. Mas isso não é o pior, pois é de se esperar alguma sazonalidade. O problema é que ambos ficaram abaixo do visto no ano passado, em janeiro de 2023.


Depois, fevereiro e março registraram aumentos mensais, “à medida que as restituições de impostos e o crescimento do emprego colocaram mais dinheiro nos bolsos dos consumidores”, de acordo com o economista-chefe da Federação Nacional de Varejo, Jack Kleinhenz, mas abril mudou o cenário, tal como aconteceu no ano passado com o varejo de calçado, quando as vendas caíram 8%, queda maior que a observada no mesmo período de 2023.


Até ao momento, nos primeiros quatro meses de 2024, os setores do varejo de moda parecem estar a seguir a mesma trajetória do ano passado, mas com números inferiores. A boa notícia é que se o preço for justo, o consumidor vai comprar. Uma pesquisa recente com consumidores descobriu que 40% dos consumidores fizeram uma compra imediata, em vez de adiarem por causa de uma oferta de desconto. Mais de 8 em cada 10 consumidores afirmam que comprarão um produto agora se o preço for bom em comparação com o preço normal; a necessidade urgente de um produto ficou em segundo lugar.


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