Prestes a assumir a presidência do Brics – grupo econômico e político das maiores economias emergentes do mundo – em 2025, o Brasil participará da cúpula do bloco, em 23 de outubro, em Kazan, na Rússia, atual presidente do fórum. Os líderes empresariais brasileiros entregarão aos governantes uma lista de recomendações e prioridades do setor privado.
Esta será a primeira reunião após a entrada dos cinco novos membros no bloco, que agora reúne dez economias: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia.
Entre os fóruns do Brics estão a Aliança Empresarial de Mulheres do Brics (WBA) e o Conselho Empresarial do Brics (Cebrics), mecanismos do setor privado compostos por representantes dos países membros. Enquanto a WBA quer promover a participação econômica feminina e fomentar a cooperação entre negócios liderados por mulheres, o Cebrics prevê a melhoria do ambiente de negócios e a promoção do comércio e dos investimentos entre os membros do Brics, por meio de sugestões de políticas públicas. A CNI exerce o secretariado-executivo das duas frentes.
Portal da Indústria
Hozzászólások