Alta do PIB no 1º tri foi puxada por agropecuária, indústria e investimentos

Alta do PIB no 1º tri foi puxada por agropecuária, indústria e investimentos

02/06/2021

O desempenho do PIB no primeiro trimestre foi puxado pela alta nas atividades de agropecuária, indústria e, pela ótica da demanda, pelos investimentos, afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. O PIB avançou 1,2% em relação ao quarto trimestre de 2020, informou o IBGE nesta terça-feira. O resultado ficou acima do esperado por analistas do mercado.

Rebeca também destacou que as restrições ao contato social, para evitar o contágio por covid-19, não foram tão fortes quanto no início da pandemia. "Tivemos algumas restrições ao funcionamento das atividades, mas não foram tão rigorosas e tiverem efeito menor sobre a economia", afirmou a pesquisadora do IBGE.

Sobre as atividades que puxaram o crescimento, ela afirmou que a agropecuária foi menos afetada pela pandemia. A alta de 5,7% do setor no primeiro trimestre, na comparação com o quarto trimestre de 2020, foi a maior nessa base de comparação desde o primeiro trimestre de 2017, quando houve um salto de 12,2% sobre o quarto trimestre de 2016. Os grupos Indústria (0,7%) e Serviços (0,4%) registraram taxas positivas na comparação com o último trimestre de 2020. 

Agência Estado