Sondagem de março da CNI mostra alta no otimismo da indústria para próximos meses

Sondagem de março da CNI mostra alta no otimismo da indústria para próximos meses

27/04/2021

Com melhora na produção em março mesmo em meio ao recrudescimento da pandemia de covid-19, os empresários industriais ficaram mais otimistas para os próximos meses, de acordo com sondagem da CNI. Em uma escala na qual valores acima de 50 pontos representam aumento e valores abaixo desse patamar significam recuo, a produção nas fábricas evoluiu para 50,5 pontos no mês passado, após ter ficado a 47,1 pontos em fevereiro. Em março de 2020, quando a pandemia chegou ao País, a atividade na indústria chegou a recuar para 33,3 pontos.

Da mesma forma, o emprego no setor se manteve estável no mês. O indicador passou de 50,8 pontos em fevereiro para 50,1 pontos em março. No mesmo mês de 2020, as demissões na indústria baixaram o indicador para 44,6 pontos.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria oscilou de 69% em fevereiro para 68% em março. A utilização do parque fabril se manteve um pouco abaixo do usual para o período, com indicador em 44,9 pontos nos dois meses.

Já os estoques aumentaram no mês passado, com o indicador passando de 48,9 pontos para 50,7 pontos. Em relação ao volume de estoques planejados para o período, a quantidade efetivamente estocada evoluiu 47,0 pontos para 48,3 pontos em março.

Agência Estado