Produção de calçados soma 763,7 milhões de pares

Produção de calçados soma 763,7 milhões de pares

24/03/2021

Afetada pela pandemia da Covid-19, a produção de calçados despencou 18,4% em 2020, somando 763,7 milhões de pares, pior número registrado em 16 anos. A exportação de calçados seguiu o ritmo e caiu 18,6%, chegando a 93 milhões de pares embarcados, pior resultado em 30 anos. O reflexo dos registros foi uma queda significativa no emprego gerado pela atividade, que encerrou o ano passado 7,9% menor do que em 2019, somando 247,4 mil postos diretos no Brasil. Esses e muitos outros números e análises micro e macroeconômicas estão disponíveis no Relatório Setorial Indústria de Calçados, que será lançado no próximo dia 15 de abril no evento Análise de Cenários, realizado pela Abicalçados com o apoio de sindicatos parceiros do setor. 

A coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, que estará ao lado do doutor em Economia Marcos Lélis na apresentação do Relatório, destaca que a publicação traz dados detalhados do setor, desde produção até exportações por destino, empregos por região brasileira, utilização da capacidade instalada, entre outros. "Também teremos projeções, por mais difíceis que elas sejam nesse cenário ainda muito incerto", destaca Priscila. O objetivo, segundo Priscila, é auxiliar empresas na adoção de estratégias para o longo do ano, de acordo com o comportamento do mercado no curto e médio prazos. 
O Relatório Setorial cruza dados oficiais om ampla pesquisa realizada pela Abicalçados com empresas que respondem por 80% da produção do setor calçadista. O evento Análise de Cenários será realizado no formato digital a partir das 16 horas do dia 15 de abril. As inscrições são gratuitas por meio de preenchimento de formulário acessado pelo endereço https://lp.abicalcados.com.br/analisedecenarios.

Comunicação da Abicalçados