Espaço Abrameq Conteúdo apresentou plataforma de monitoramento da produção de couro

Espaço Abrameq Conteúdo apresentou plataforma de monitoramento da produção de couro

12/03/2020

Adilson Pereira, gerente de Meio Ambiente da JBS, foi um dos palestrantes nesta quarta-feira (11) do Espaço Abrameq Conteúdo, que está sendo desenvolvido no pavilhão 2, corredor B, estande 2060 da Fimec, em uma iniciativa da Abrameq, em parceria com a Fimec, com o apoio do Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente e o CICB.

O palestrante apresentou a primeira plataforma brasileira de monitoramento da produção de couro, a JBS 360º (jbs360.com.br), para o acesso a informações desde a origem na fazenda até o produto final. A ferramenta será utilizada pelos mais de 1,3 mil clientes da empresa, que produz cerca de 35 mil couros por dia, provenientes de mais de 90 mil fornecedores de gado no Brasil.

Cada peça tem uma identificação que permite, por meio do site, rastrear o grupo de fazendas onde a matéria-prima foi originada, data de abate, percentual de abate e a localização de cada fazenda, os frigoríficos e suas respectivas localizações assim como os Curtumes onde os couros foram processados. A iniciativa está alinhada ao foco da JBS Couros, de uma operação sustentável ao longo de toda a cadeia.

JBS 360º se soma ao Kind Leather, iniciativa lançada pela JBS Couros no início do ano, que reforçou o compromisso da empresa com soluções inovadoras e sustentáveis. Esse tipo de couro é produzido com 65% menos emissões de CO2 no transporte, redução de 46% no consumo de água e de 42% na utilização de produtos químicos. Além disso, o processo produtivo completo diminui em 51% a geração de aparas e, em 20%, os custos com energia elétrica. A previsão é que o Kind Leather corresponda a 30% da produção total da JBS Couros até o fim deste ano.