Senai apresenta novidades na Fimec

Senai apresenta novidades na Fimec

03/03/2020

O Senai estará na 44ª Fimec, de 10 a 12 de março. Além da Fábrica Conceito, que terá a participação de 56 alunos do curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados, do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, de Novo Hamburgo, haverá um espaço para apresentar as novidades dos Institutos Senai de Inovação e Tecnologia.  

Uma das novidade é o Programa de Proficiência em Substâncias Restritas (PPSR), para melhorar a competitividade da cadeia de calçados para exportação, com apoio da Assintecal, CICB e Abicalçados. O programa, lançado recentemente, é para promover e comprovar a conformidade dos materiais quanto aos limites de substâncias restritas da legislação e normas nacionais e internacionais. O PPSR também viabiliza o processo de análise dos insumos utilizados pela indústria calçadista com custos reduzidos. O Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, em Estância Velha, responsável pelo PPSR, vai apresentar o programa em palestras durante a feira e terá um espaço para divulgação no estande. 

O Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica também estará no evento mostrando a  Deep Digital Manufacturing, e o IST do Calçado e Logística, o Footscanner. No espaço de educação haverá a apresentação do Inova Senai, das Unidades Móveis e dos cursos técnicos. 

A programação de palestras inclui também a transformação digital do curtume, a Indústria 4.0, Kind Leather: Ajudando a construir o futuro do couro, Lean Manufacturing: Eficiência para competitividade, Desenvolvimento de coleção – Exclusividade Atemporal e  Alternativa para uma Produção mais limpa no Processo de Ribeira.

Além do Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, responsável pela maior parte dos processos, participam o IST em Couro e Meio Ambiente, que realizou a etapa de desenvolvimento técnico do modelo; o Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, de São Leopoldo, que desenvolveu as matrizes de solado, e o Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros, que produziu o solado. Esta é a quinta vez que o Senai/RS participa da Fábrica Conceito. 

Portal da Indústria