Inovação é presença constante na história humana

Inovação é presença constante na história humana

06/02/2020

Estamos diante de mais uma edição da Fimec, que neste ano será realizada de 10 a 12 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Para nós, que oferecemos tecnologia para as indústrias do couro e de calçados, é o momento mais importante para apresentar inovações, que foram desenvolvidas ao longo de um ano, com o objetivo de melhorar a competitividade, em todos os âmbitos, das empresas que são nossas clientes.

Então, me parece interessante refletir sobre a inovação, tão reverenciada nos dias atuais. E, ao analisarmos a história da humanidade, podemos afirmar que a inovação sempre foi parte do nosso dia a dia e não é algo novo, apesar de ser a palavra da moda, o objetivo a ser alcançado. A inovação nunca foi e nunca será um fim. Inovar é um meio para resolver problemas e apresentar soluções para os desafios da humanidade, nossos clientes e colaboradores. É uma atitude que tem como fundamento encarar problemas como oportunidades e a capacidade de combinar criatividade para desenvolver soluções e a disciplina para execução. Este paradoxo ainda não foi completamente digerido pela nossa sociedade. A "ideia luminosa" virá da disciplina para definir o problema, encontrar sua causa e da transpiração e perseverança para pensar e testar as possíveis soluções.

Diante disto, deixo uma sugestão: procure problemas! Tenha disciplina para avaliar as causas! Seja criativo para pensar nas soluções! Use as tecnologias disponíveis para implementá-las! Ao final, você descobrirá que tem uma atitude inovadora!

André da Rocha - Vice-presidente da Abrameq