Setor calçadista tem documentário lançado nesta terça

Setor calçadista tem documentário lançado nesta terça

10/12/2019

"Marco 5.0: Meio século de transformações na indústria coureiro-calçadista", documentário que retrata a história da indústria de calçado brasileira contada por meio das páginas do Jornal Exclusivo – publicação do Grupo Sinos especializada no setor coureiro-calçadista – ao longo de suas cinco décadas, será oficialmente lançado hoje, em Novo Hamburgo.

A apresentação do documentário ocorre a partir das 19 horas, no Locanda Hotel (Rua Wendelino Henrique Klaser, 35, bairro Ideal), com inscrições gratuitas e limitadas até as 15 horas desta terça-feira pelo site https://eventos.gruposinos.com.br/, na aba Documentário: 50 Anos do Jornal Exclusivo.

O documentário produzido pelo Grupo Sinos é alusivo ao cinquentenário do Jornal Exclusivo. Com roteiro e direção de Marcelo Collar, e produção de Marcela Brown e Roberta Pschichholz, todos jornalistas, a produção busca eternizar as principais memórias do cluster coureiro-calçadista brasileiro, além de projetar seu futuro. O material audiovisual traça uma linha do tempo do setor calçadista nas últimas cinco décadas no Brasil.

"Temos muito respeito pelo setor calçadista e muito orgulho da história que o Jornal Exclusivo traçou ao longo de 50 anos. E nada mais justo do que devolvermos, para o mercado, os leitores e parceiros esse documentário que é um resgate histórico, uma celebração e uma projeção de onde nós queremos estar no futuro", sustenta a gerente geral do Jornal Exclusivo, Larissa Schneider.

Nos meses de entrevistas e captação de imagens para a produção do documentário, foram ouvidas personalidades dos setores de calçados, componentes e couro de diversas regiões do Brasil, especialmente dos vales do Sinos e Paranhana, além da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul; no polo calçadista de São João Batista, em Santa Catarina; e em São Paulo, no polo de Franca. Representantes de entidades de classe do segmento coureiro-calçadista também contribuíram para a produção do Marco 5.0.

Ao longo do próximo ano, o documentário "Marco 5.0: Meio século de transformações na indústria coureiro-calçadista" será exibido em sessões nos polos calçadistas do País.

Jornal NH