Evento da Abrameq mostrou o quanto a Indústria 4.0 já chegou

Evento da Abrameq mostrou o quanto a Indústria 4.0 já chegou

10/10/2019

Nesta quarta-feira (9), inserida na programação da Semana do Calçado, ação coordenada pelo IBTeC, a Abrameq promoveu evento em que o tema foi a Indústria 4.0.

Galhardo Ferreira Nunes Junior, da empresa alemã Baluf, fez apresentação focada na rastreabilidade industrial, utilizando tecnologias de leitura, destacando a RFID (Radio-Frequency IDentification) e as vantagens de sua utilização, principalmente porque atende à necessidade da Indústria 4.0 de que os riscos sejam avisados antes de que ocorram problemas, o que gera a possibilidade de tomada rápidas de decisões.

Representando a Faculdade Senai de Tecnologia, William Roger Carvalho Gomes reconheceu que nem sempre existe uma boa interação entre as instituições de ensino e as indústrias, o que gera desperdício de investimentos. Sublinhou que o Senai está trabalhando fortemente no diálogo com o setor industrial, inclusive já tendo criado vários cursos direcionados para a Indústria 4.0.

Apresentando um case para a área de calçados, Maurício dos Santos Vieira enfatizou que "é preciso atacar os gargalos no processo produtivo, porque só assim, a produtividade e qualidade serão alcançados".