Visita ao Curtume Modelo do Senai é uma das atrações da Fimec

Visita ao Curtume Modelo do Senai é uma das atrações da Fimec

27/02/2019

Em uma parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, a Abrameq está aproveitando a realização da Fimec, para promover visitas ao Curtume Modelo do Senai, em Estância Velha.

A primeira etapa ocorreu nesta terça-feira (26) e a segunda etapa será realizada quinta-feira (28). Os participantes da etapa desta terça-feira tiveram palestra ministrada por Débora Maria Bernardes, sobre "Substâncias restritas – controle, novidades e tendências". A palestrante é coordenadora de Educação Profissional e Tecnologia, com atuação na coordenação da Central Analítica.

A seguir, visitaram o curtume, equipado com as mais avançadas tecnologias para a produção do couro. A analista técnica do instituto Gerusa Giacomolli apresentou aos participantes as etapas da produção do couro, destacando que o Curtume Modelo do Senai está equipado com o que há de mais moderno em tecnologia para esta atividade. Após, os visitantes conheceram o sistema de tratamento de resíduos e os laboratórios de análises.

Na atividade de quinta-feira (28), a palestra será de Lisiane Emília Metz (coordenadora de Serviços de Tecnologia e Inovação) e terá como tema "Leather process assessment – evolução e otimização dos processos de produção nos curtumes".

Um dos visitantes, o espanhol Marco Codina, está radicado no Brasil há alguns anos, tendo vindo para cá em razão da implantação de um curtume que desenvolve todas as etapas produtivas, em Parnaíba, na Paraíba, trabalhando com peles de cabras e carneiro, utilizadas para a fabricação de sapatos, com 90% da produção destinada ao mercado interno. A partir daí, foi mais tarde implantada uma planta de acabamento em Novo Hamburgo. Relata que este segmento está com boa atividade no Brasil neste início de ano e com perspectivas de crescimento. Sobre o Curtume Modelo, destacou que o Brasil tem evoluído bastante em tecnologia para o setor coureiro.