Falta menos de um mês para a Fimec

Falta menos de um mês para a Fimec

31/01/2019

Falta pouco para a maior feira do setor coureiro-calçadista na América Latina. Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro acontece a Fimec, a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. A feira apresentará lançamentos e soluções de mais de 500 expositores em couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes a visitantes qualificados e técnicos de diferentes estados brasileiros e países.

Com o mote "Onde a indústria cria negócios", a Fimec oferecerá diversas atrações e projetos profissionais, com o objetivo de inspirar e agregar conhecimento aos visitantes. São profissionais em busca de fornecedores, novas soluções em tecnologia, conteúdos relevantes e inteligência de mercado.

Entre as atrações da edição deste ano estão as rodadas de negócios. A Abicalçados realizará, por meio do Future Footwear, programa mantido em parceria com as entidades setoriais Abrameq (máquinas), Assintecal (componentes) e CICB (couros), mais uma edição do FF Exchange. A iniciativa é uma rodada de negócios no modelo speed dating, na qual os interlocutores têm três minutos para apresentar seus produtos e iniciar uma negociação. Nesta edição, o projeto reúne calçadistas (âncoras) e fornecedores da cadeia, com o objetivo de otimizar o tempo e proporcionar o máximo de contatos para a realização de negócios, aproximando todos os elos da cadeia.

Uma das novidades para a edição deste ano é uma rodada voltada para soluções de tecnologia no FF Exchange. "A participação de empresas de tecnologia nas rodadas - e na Fimec - vem ao encontro dessa necessidade de mudança nas formas de produção. A presença desse setor, por si só, já instiga no empresário, até mesmo aquele mais resistente, para a necessidade de mudança. No FF Exchange esperamos oferecer uma gama de empresas qualificadas para representantes da cadeia coureiro-calçadista", destaca a gestora de projetos da Abicalçados, Roberta Ramos. "Fica cada vez mais claro que, sem o investimento em novas tecnologias, novos processos, produtos e formas de negócios, não iremos sobreviver por muito tempo, muito menos no atual patamar de quarto maior produto de calçados do planeta", complementa.

A primeira rodada está marcada para o dia 26 de fevereiro, às 13h30, com empresas e startups de tecnologia relacionada à Gestão, TI e Manufatura Avançada. Já o segundo evento será realizado no dia 28 de fevereiro, também a partir das 13h30, entre calçadistas e fornecedores de máquinas para calçados e curtumes.

Outra iniciativa é o Projeto Comprador, promovido pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals como uma ação de incentivo às exportações executadas em parceria pela Apex-Brasil, Abrameq e a Assintecal. Nos três dias de evento, estima-se realizar cerca de 600 rodadas de negócios entre participantes do projeto e 10 compradores da Argentina, México, Equador, Peru, Colômbia e Índia.