A Abrameq foi fundada em 1992, com a Missão de "Exercer a representação da Indústria Brasileira de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins, promover a união e o desenvolvimento do setor e sua inserção sustentada no mercado internacional".

O setor de máquinas para couros e calçados brasileiro se desenvolveu principalmente para atender às necessidades das indústrias de curtume e calçadistas do país, que especialmente a partir do final dos anos 60 e início dos anos 70 começou a conquistar o mercado internacional.

Os fabricantes de máquinas brasileiros tiveram um momento de grande dificuldade no início dos anos 90, quando de forma abrupta o país foi aberto para a importação de bens de capital de forma a deixar o fabricante nacional sem condição de competitividade, principalmente em razão do custo Brasil. Neste contexto difícil, surgiu a Abrameq, unindo as empresas do setor e participando ativamente da sua recuperação e da conquista de novos mercados, com ênfase para a América Latina.

O principal objetivo da Abrameq é o desenvolvimento tecnológico e de promoção comercial das empresas do setor, consolidando sua presença no mercado interno e conquistando no mercado externo conceito de fabricante de produtos de qualidade garantida.